Restaurantes, bares, lancherias e similares que recolherem o óleo saturado poderão ser beneficiados com redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Santa Cruz do Sul. A proposta é do vereador Hildo Ney Caspary (PP) e foi encaminhada como sugestão ao governo municipal.
Conforme o vereador, o azeite usado, que muitos jogam no esgoto ou no solo, é um dos grandes poluentes das águas e precisa ter um destino correto. Acentua que entidades como a Afubra e a Cooperfumos já possuem projetos de recolhimento e de sua transformação em biodiesel. “Essas iniciativas são elogiáveis e entendo que podem e devem ser ampliadas.”
Para conseguir um engajamento maior da comunidade, Caspary sugere que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente crie um projeto, estabelecendo cadastro e sistema de pontos. Conforme a quantidade de óleo recolhido e entregue para ser reprocessado, o estabelecimento ganhará redução no carnê do IPTU, até o limite de 40%.
A proposta ainda autoriza o governo a realizar convênios com escolas e entidades públicas e privadas que efetuem o reaproveitamento do óleo. Caspary explica que está encaminhando a matéria em forma de sugestão porque os vereadores não podem legislar em assuntos que acarretem despesas ao Executivo. Acredita, no entanto, que a ideia será posta em prática. “Todos sabemos que a falta de água é uma das grandes ameaças ao planeta. E tudo que pudermos fazer para a sua preservação deve ser viabilizado.”
José Augusto Borowsky